sexta-feira, 8 de outubro de 2010

-

Neste início de século, com a grande variedade de opções de diversão baseadas no avanço tecnológico, a leitura ganhou forte concorrência.
Muitos jovens hoje ficam indecisos entre ler um livro, assistir um programa de TV, navegar na internet , etc. Alguns gostam de ler quando o assunto é novidade , como no caso do Wellington De Matos Moreira de 16, já Jaqueline Maria Da Silva de 15 , gosta de livros históricos e romances. Mas nem tudo é maravilha, como no caso da Thais Jesus de Souza de 15, que diz que ler dói as vistas.
Como podemos ver nem todo mundo curte ler um livro ou qualquer texto. Por isso hoje em dia para transmitir informações ou contar historias, sejam elas verídicas ou não, são usados vários meios, como a TV ondem passam jornais, novelas, filmes, séries, peças de teatro baseadas em livros. Todos eles em geral tratam fatos ou contos do cotidiano que um dia foram tratados somente nos livros. Alem desses meios citados, não podemos esquecer dos quadrinhos, das charges, que passam inúmeros tipos de informações, conquistando a atenção dos seus leitores através do humor.


“São engraçadas e ao mesmo tempo informativas “ Letícia Ferreira Torres, 17 anos.


“São piadas do nosso próprio cotidiano” Maybe Fernanda Domingues da Cruz,  17 anos.

Muitos roteiristas estão se baseando em livros que chamam a atenção dos jovens, sendo assim, quem não gosta de ler assiste aos filmes. Temos alguns exemplos:

Adaptado dos livros da série homônima de Sthephenie Meyer. O filme estrela Kristen Stewart como Isabella Swan, uma garota que se apaixona por Edward Cullen, um vampiro interpretado por Robert Pattinson. Já foram lançados Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse, que estão fazendo muito sucesso no meio da juventude em geral.



Marley & Eu, é um livro de não-ficção escrito pelo jornalistanorte-americano John Grogan. Através de uma narrativa em primeira pessoa, John Grogan relata a história real de seu cachorro da raça labrador americano chamado Marley e sua participação durante treze anos na sua vida. Foi atualmente adaptado para o cinema pela Twentieth Century Fox. O filme teve início em 3.480 cinemas do Estados Unidos e do Canadá. Foram estimados US$14,75 milhões em seu primeiro dia de exibição, batendo o recorde de Melhor Natal nas Bilheterias.
Não esquecemos das novelas que buscam além de informar, divertir, elas também retratam fatos cotidianos.


Viver a Vida foi uma telenovela brasileira, transmitida pela Rede Globo, com autoria de Manoel Carlos. Além de inúmeros temas, abordava a tetraplegia.


  

Seja através dos livros, TV ou computador o que vale é de alguma forma transmitir a informação à juventude!

Um comentário: